quinta-feira, 22 de março de 2012

礼式 REI SHIKI (ETIQUETA)

O treinamento começa com todos os membros ajoelhados em Seiza olhando à frente para a parede do Dōjō. O instrutor diz o seguinte lema:

詞韻波羅密大光明 SHIKIN HARAMITSU DAIKŌMYŌ
No Honbū Dōjō, como em nosso Dōjō e em muitos outros pelo mundo afora, antes de começar o treinamento, se realiza a cerimônia da Bujinkan recitando a sentenças "Shikin Haramitsu Daikōmyō".
Esta frase não pode ser traduzida diretamente em Português. Uma interpretação é: "Um momento de verdadeira interação entre a mente e o espírito pode levar à Iluminação". Existem muitos outros.
Sobre a tradução dos sentimentos dessas palavras:

詞韻 SHIKIN
Essa palavra diz respeito ao ganho de harmonia pela demonstração de compaixão, pela busca sincera do que é certo, entrando em sintonia com a ordem natural das coisas e pela dedicação.

波羅密 HARAMITSU
É a pronúncia japonesa para a palavra em sânscrito "paramita", o permanente estado espiritual de alerta que transcende a vida e a morte. A ideia por trás de "paramita" é nos libertar dos sentimentos de rancor, dor, inveja e construir uma relação com o mundo fora de você.

大光明 DAIKŌMYŌ
"A grande aura" - iluminação espiritual. As pessoas iluminadas emitem uma aura poderosa que transcende ignorância que brilha para sempre.

A frase "SHIKIN HARAMITSU DAIKŌMYŌ", deriva de uma oração budista de antes do século VIII. Traduzida a grosso modo, significa "que o nosso próximo ato nos traga iluminação" ou ainda "Cada experiência é sagrada, e possui a chave para a iluminação".

As ações da cerimônia, as mãos juntas em forma de oração, as duas palmas, a reverência, a palma única e a reverência novamente originaram-se do Shintō, para afugentar os demônios e evocar as divindades. No treino, estas ações simbolizam a intenção de banir os pensamentos de fora do Dōjō que nos afligem, limpando nossas mentes dos problemas cotidianos e nos ajudando a focalizar o treinamento em si. As palavras ditas na cerimônia servem para nos lembrar também que não estamos aqui para subjugar ninguém, mas para nos aperfeiçoar, e alcançar a sabedoria através do que fazemos.

O significado do que os Sensei dizem (silenciosamente) depois da última reverência, a sentença "Ninpō Ikkan Magokorō Ni Masare", significa: "eu honestamente procuro pela filosofia superior do Ninpō".

Todos batem palmas duas vezes, reverência, bate palmas uma vez, e novamente reverência. O professor se vira para a classe, e o estudante mais graduado diz:

ONEGAI SHIMASU (antes do treinamento)
Significa: Por favor, me instrua.

DŌMO ARIGATŌ GOZAIMASHITA (após o treinamento)
Significa: Muitíssimo Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS