quinta-feira, 22 de março de 2012

礼式 REI SHIKI (ETIQUETA)

礼式 REI SHIKI (Etiqueta)

O treinamento começa com todos os membros ajoelhados em Seiza olhando à frente para a parede do Dojô. O instrutor diz o seguinte lema: 

詞韻波羅密大光明 SHIKIN HARAMITSU DAIKOMYÔ

No Honbû Dojô, como em nosso Dojô e em muitos outros pelo mundo afora, antes de começar o treinamento, se realiza a cerimônia da Bujinkan recitando a sentenças "Shikin Haramitsu Daikomyô".

Esta frase não pode ser traduzida diretamente em Português. Uma interpretação é: "Um momento de verdadeira interação entre a mente e o espírito pode levar à Iluminação". Existem muitos outros.

Sobre a tradução dos sentimentos dessas palavras: 

詞韻 SHIKIN
Essa palavra diz respeito ao ganho de harmonia pela demonstração de compaixão, pela busca sincera do que é certo, entrando em sintonia com a ordem natural das coisas e pela dedicação.

波羅密 HARAMITSU
É a pronúncia japonesa para a palavra em sânscrito "paramita", o permanente estado espiritual de alerta que transcende a vida e a morte. A ideia por trás de "paramita" é nos libertar dos sentimentos de rancor, dor, inveja e construir uma relação com o mundo fora de você.

大光明 DAIKOMYÔ
"A grande aura" - iluminação espiritual. As pessoas iluminadas emitem uma aura poderosa que transcende ignorância que brilha para sempre.

A frase "SHIKIN HARAMITSU DAIKOMYÔ", deriva de uma oração budista de antes do século VIII. Traduzida a grosso modo, significa "que o nosso próximo ato nos traga iluminação" ou ainda "Cada experiência é sagrada, e possui a chave para a iluminação".

As ações da cerimônia, as mãos juntas em forma de oração, as duas palmas, a reverência, a palma única e a reverência novamente originaram-se do Shintô, para afugentar os demônios e evocar as divindades. No treino, estas ações simbolizam a intenção de banir os pensamentos de fora do Dojô que nos afligem, limpando nossas mentes dos problemas cotidianos e nos ajudando a focalizar o treinamento em si. As palavras ditas na cerimônia servem para nos lembrar também que não estamos aqui para subjugar ninguém, mas para nos aperfeiçoar, e alcançar a sabedoria através do que fazemos.

O significado do que os Sensei dizem (silenciosamente) depois da última reverência, a sentença "Ninpô Ikkan Magokorô Ni Masare", significa: "eu honestamente procuro pela filosofia superior do Ninpô".

Todos batem palmas duas vezes, reverência, bate palmas uma vez, e novamente reverência. O professor se vira para a classe, e o estudante mais graduado diz:

SENSEI NI REI
Significa: Reverência para o professor.

Alunos e professores reverenciam uns aos outros, ao mesmo tempo e dizem:

ONEGAISHIMAS (antes do treinamento)
Significa: Por favor, me instrua.

DÔMO ARIGATÔ GOZAIMASHITA (após o treinamento)
Significa: Muitíssimo Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS