terça-feira, 24 de abril de 2012

FILOSOFIA DO BUDÔ

Em um sentido amplo, Bujutsu quer dizer: proteger nosso país e em um sentido mais estrito, significa proteger sua comunidade, sua família e a si mesmo. Bujutsu não é somente uma técnica com espada, mas também uma técnica com sua mente. Aprender como golpear é Kenjutsu, aprender como cortar é cortar madeira.
(As técnicas sem conhecimento consciente são suaves e rítmicas)
 
Embora este Jutsu significa técnica e deve conter Waza (destreza), Jutsu também deve ter coração. Se seu coração não é puro, sua técnica não será confiável. Se tiver bom coração, sua técnica será boa. O propósito é o mesmo que o Jutsu e se não houver, não haverá Jutsu. A verdadeira vitória não está com você, mas está com seu inimigo. Assim, a vitória vem naturalmente para você. Só tem que esperar. Não busque a vitória ou ganhar, permita que ocorra naturalmente: igual a pedra sílex e o aço que se juntam naturalmente para fazer fogo.
 
Embora seja um 8º Dan (ou um mestre), isso não é evidência de que seja bom. Tem que saborear profundamente uma bela técnica. Se acredita que existe, não existe. Se acredita que não, então sim. Quando você e sua espada são um só, isso é o fundamento de Bu (o camino marcial).
 
 
 FILOSOFIA DO NINJUTSU
 
A essência das Artes Marciais é a auto-defesa. Ainda assim, a essência da auto-proteção aparece no Ninjutsu porque o Ninjutsu também protege nosso espírito. Sem o espírito apropriado no treinamento marcial, este pode acabar em desastre.
 
Por exemplo, a tecnologia médica se dedica a curar vidas, mas quando mal utilizada, também pode prejudicar as pessoas. A comida e a bebida são necessárias para a nutrição. Mesmo assim, comer em excesso prejudica o corppo. Os políticos são responsáveis por governar os países e proteger os interesses das pessoas, mas quando estes indivíduos se tornam interesseiros, ignorantes e tem medo de dedicar suas vidas aos seus deveres, só trazem desordem e causam sofrimento. Uma religião, quando é sincera e firme, pode inspirar as pessoas a se protegerem, fazer suas famílias prosperarem e beneficiar a sociedade. Quando é corrupta, destrói as pessoas e coloca a nação em perigo.
 
Se é um artista marcial, domina o Budô e pratica o Ninjutsu, fará seu método mais essencial de todos. Este secredo se chama Shin-Shin Shin-Gan, "mente e olhos de Deus". Este conhecimento é para saber o Tendô, "o caminho do céu". A verdade do céu é o camino correto, sem  má intenção.
 
As pessoas devem ter fé. Esta é a única justiça que existe no céu e na sociedade. A madeira, o fogo, a terra, a água e a primavera, o verão, o outono e o inverno não poden existir sem a Terra. As 4 estações e as 5 manifestações elementais equilibram a Terra da mesma forma que a verdade equilibra o céu.
 
Se uma pessoa é honesta, virtuosa e fiel, caminha pelo "caminho do céu". Quando o faz, segue a vontade do céu. Isto é "mente e olhos de Deus". Portanto, um Ninja deve ser uma pessoa sensata e justa. Os métodos do Ninjutsu para a perseverança também podem ser entendidos como métodos de percepção. Um Ninja sempre está calmo e nunca é surpreendido por nenhuna situação. Este é o caminho marcial de Togakure Ryû.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS