segunda-feira, 9 de abril de 2012

REFLEXÕES - ESTUDAR OU LUTAR?

É muito comum ouvir as pessoas dizendo que "lutam" Artes Marciais e talvez seja por isso que a primeira imagem que vem na cabeça da maioria das pessoas são dois oponentes se enfrentando em um ringue ou sob o Tatami.

Acontece muito comigo, de um interessado na Arte, após assistir uma aula ou até mesmo sem assistir, fazer a seguinte pergunta:
"Vocês não lutam um com o outro?"
A resposta é:
Não. Na Bujinkan nós não lutamos, nós estudamos as técnicas, estudamos as limitações e anatomia de cada corpo, estudamos a nossa movimentação, estudamos as possibilidades, as estratégias, os pontos fortes e fracos, enfim, nós treinamos estudando. Lutar pode tornar dois colegas de treino em rivais, nossa Arte não é para formar rivais ou alimentar o ego, muito menos visa pontuações e premiações, por isso que não há competições, sem contar que nossa Arte não visa ficar trocando golpes e sim, finalizar o combate o mais rápido possível.

Nossa Arte é uma Arte de Guerra, formada em campos de batalha.

É para nos tornarmos seres humanos melhores, para preservar nossa vida, proteger a família e os mais fracos quando for necessário, é saber lidar com estratégia e inteligência em caso de situações de perigo, sendo que nem sempre é necessário lutar para vencer, pois a maior vitória é saber usar a inteligência para preservar sua vida. Isso é um dos pontos que difere as Artes Marciais da Bujinkan das Artes Marciais esportivas.

Treinar de forma firme e estudar cada detalhe buscará cada vez mais atingir a perfeição de uma técnica e assim podendo executá-la com mais eficiência.

Um exemplo mais simples é: Se você treinar um soco no saco de pancadas, depois de muito tempo você estará socando firme e com perfeição, portanto você sabe que se socar o nariz de alguém, vai quebrar ou sangrar, assim não há motivo para fazer isso para ver se realmente acontece, pois o resultado se torna óbvio.

Entende o que quero dizer?

Quando treinamos no Dōjō, devemos preservar a integridade física de nosso colega, mesmo porque, treinamos técnicas que causam graves lesões ou que podem até mesmo serem letais, por isso deve-se ter cuidado máximo.

Espero ter esclarecido essa questão.

Um grande abraço!

Bufū ikkan!

09/04/2012
Galleni Junior

Um comentário:

  1. É de grande verdade o objetivo do estudo das técnicas sem que necessite o combate entre companheiros de modo que a integridade fisica co colega seja preservada... muito interessante a questão dá não competitividade!

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS