AS 9 ESCOLAS

Dentro da Bujinkan, são nove as escolas que a compõem. A explicação que Hatsumi Sensei dá é a seguinte: "Cada uma das escolas que praticamos se especializam em distintas áreas de combate. Praticamos nove, porque uma seria limitada, e veríamos as coisas de um só lado, o qual nos converteria em guerreiros incompletos". 

As nove escolas são as seguintes:

Togakure Ryû Ninpô Taijustu Happo Hiken
Fundada por Daisuke Togakure.

Gyokko
Ryû Kosshi Jutsu Happo Hiken
Fundada por Hakuunsai Tozawa.

Kukishinden
Ryû Taijutsu Happo Hiken
Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.

Shinden Fudô
Ryû Dakentai Jutsu Happo Hiken
Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru.

Kotô
Ryû Koppo Jutsu Happo Hiken
Fundada por Sandayu Momochi.

Gikan
Ryû Koppo Jutsu Happo Hiken
Fundada por Sonyu Hangan Gikambo (Senhor de Kawachi).

Takagi Yoshin
Ryû Jutai Jutsu Happo Hiken
Fundada por Oriuemon Shingenobu Takagi.

Kumogakure
Ryû Ninpô Taijutsu Happo Hiken
Fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga, que adotou o nome de Kumogakure Hoshi.

Gyokushin
Ryû Ninpô Taijutsu Happo Hiken
Fundada no século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. Gyokushin é conhecida pelo uso de Nagenawa.

A ordem em que estão postas as escolas, é a ordem de antiguidade de cada uma.
O estilo Togakure é o mais antigo e do qual se acrescentou e uniu com o tempo à prática de outras escolas, incluindo escolas Samurais, como o estilo Kukishinden Ryû. Nos Dojôs do Japão é muito difícil ver em alguma prática algum dos estilos de Ninpô.
São reservados e escondidos, e raramente alguém consegue ter contato com eles.
As práticas de Dojô se limitam ao Taijutsu que inclui Jutai, Dakentai e Koppo. O Ninpô, ou "técnica de resistência", abrange áreas muito variadas entre as quais está a estratégia de guerra, sobrevivência, psicologia e todas aquelas ramificações que contém a arte da guerra. O combate noturno, a meditação, a mimetização, o uso dos elementos são tão só partes do Ninpô, partes que ainda não se deixam ver bem, mas que são por sua vez a parte mais rica do Ninjutsu.
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INFORMAÇÃO HISTÓRICA

戸隠流忍法
TOGAKURE RYÛ NINPÔ HAPPO HIKEN


Togakure Ryû = Escola da Porta Oculta. 

  To/Ko = Porta estilo japonesa.
  Kakushi/In/On = Escondido, coberto, oculto. 
流  Ryû = Estilo, método, escola, fluxo.

O termo "porta oculta" de Togakure poderia ser interpretado como o ato de espionar, porém, o nome tem referência ao local em que foi desenvolvida a tradição. O fundador da escola também usou o nome do vilarejo Togakure, hoje conhecido como Togakushi.

Características técnicas (Os três segredos desta escola):

a) Senban Shuriken: Estrela em formato quadrado de quatro pontas, exclusiva deste Ryû.
b) Shuko: Peça de metal de quatro garfos que se colocava na mão e se agarrava na munheca com uma peça de couro. Se utilizava para escalar e, em muitas ocasiões, como defesa diante a ataque com espada.
c) Shindake: Tubo de bambú de pequenas dimensões usado para respirar quando o praticante se ocultava debaixo da superfície da água.
Na prática do Ninpô Taijutsu, os ataques se dirigiam principalmente aos olhos, ouvidos e genitais.

Principais ensinamentos:
* A violência deve ser evitada.
* Se deve usar a espada para conseguir a paz, proteger o país, a família e a natureza.

Linhagem:
... 玉虎 Yo Gyokkō / Cho Gyokkō ____________________ 618 – 907
... 異匀 Ikai (Cho Buren) __________________________________ 1056
... 牙門道士 Gamon Doshi _____________________ Jiryaku 1065 - 1068
... 牙竜道士 Garyu Doshi _______________________ Shoho 1074 - 1076
... Unryu Doshi ________________________________ Shoho 1074 - 1076
... 八竜入道 Hachiryu Nyudo _____________________ Yasukioeicho 1096
... 戸沢白雲斎 Tozawa Hakuunsai _______________________ Heiji 1159
... Ise Saburo Yoshimoro _____________________________ Heiji 1159
01. 戸隠大助 Togakure (Nishina), Daisuke Oho ________________ 1161
02. 志摩小三太源兼定 Minamoto no Kanesada, Shima Kosanta _____ 1180
03. 戸隠五郎 Togakure, Goro _________________________________ 1200
04. 戸隠小三太 Togakure, Kosanta _______________________________ ?
05. 甲賀鬼三太 Koga, Kosanta ___________________________________ ?
06. 金子友春 Kaneko, Tomoharu __________________________________ ?
07. 戸隠龍法 Togakure, Ryuho ___________________________________ ?
08. 戸隠岳雲 Togakure, Gakuun __________________________________ ?
09. 木戸小石 Kido, Koseki ______________________________________ ?
10. 伊賀天龍 Iga, Tenryu _______________________________________ ?
11. 上野利平 Ueno, Rihei _______________________________________ ?
12. 上野千里 Ueno, Senri _______________________________________ ?
13. 上野万二郎 Ueno, Manjiro ___________________________________ ?
14. 飯塚三郎 Iizuka, Saburo ____________________________________ ?
15. 沢田五郎 Sawada, Goro ______________________________________ ?
16. 大猿一平 Ozaru, Ippei ______________________________________ ?
17. 十又八郎 Kimata, Hachiro ___________________________________ ?
18. 片岡平座衛門 Kataoka, Heizaemon _____________________________ ?
19. 森宇源太 Mori, Ugenta _______________________________________?
20. 戸田五兵衛 Toda, Gobei ______________________________________?
21. 神戸青雲 Kobe, Seiun _______________________________________ ?
22. 百地幸兵衛 Momochi, Kobei __________________________________ ?
23. 戸張典善 Tobari, Tenzen ____________________________________ ?
24. 戸田盛柳信綱 Toda, Nobutsuna Seiryu Kwanyei _______ 1624 - 1644
25. 戸田不動信近 Toda, Nobuchika Fudo Manji ___________ 1658 - 1681
26. 戸田観五郎信安 Toda, Kangoro Nobuyasu _______ Tenna 1681 - 1704
27. 戸田英三郎信正 Toda, Eisaburo Nobumasa _______ Hoye 1704 - 1711
28. 戸田新兵衛正近 Toda, Shinbei Masachika ____ Shotoku 1711 - 1736
29. 戸田新五郎正良 Toda, Shingoro Masayoshi ____ Genbun 1736 - 1764
30. 戸田大五郎近秀 Toda, Daigoro Chikahide ______ Meiwa 1764 - 1804
31. 戸田大三郎近繁 Toda, Daisaburo Chikashige _____ Bunkwa 1804 - ?
32. 戸田真竜軒正光 Toda, Shinryuken Masamitsu _________ 1824 - 1909
33. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu, Toshitsugu Uoh ____________ 1887 - 1972
34. 初見良昭 Hatsumi, Masaaki (Yoshiaki) ______________ 1931 - ...
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玉虎流骨指術
GYOKKO RYÛ KOSSHIJUTSU


Gyokko Ryû = Escola do Tigre de Diamante. 

  Gyoku/Tama = Jóia, bola, esfera, pérola. 
  Ko/Tora = Tigre. 
  Ryû = Estilo, método, escola, fluxo.

A junção de Gyoku + Ko por regra gramatical japonesa (連濁 Rendaku) é lida como Gyokko. Regra essa que se deve retirar a última letra (vogal) da primeira palavra e duplicar a primeira letra (consoante) da segunda palavra.
No Japão, o Tigre simboliza invencibilidade, poder. É um símbolo particularmente popular no Japão simbolizando também paixão, ferocidade, sensualidade, velocidade e beleza. O animal também é conhecido por sua crueldade e ira. De acordo com a tradição japonesa quando se vê um tigre no sonho, denota a vinda de um novo poder no seu caminho.
O símbolo do tigre foi usado para muitos propósitos diferentes na tradição japonesa. Por exemplo, como um símbolo para repelir o mal ou também representando as qualidades destrutivas do mal. Além disso, é determinado como um presente para os recém casados, como também, para crianças que alcançam a idade de puberdade.
Se acredita que as pessoas nascidas no ano do tigre são emotivas, sensíveis e amorosas. Ao mesmo tempo são consideradas teimosas e mesmo centradas.
Com isso, podemos interpretar o nome da escola Gyokko de várias maneiras:
O Tigre de Diamante, Tigre valioso, Tigre de pérola, Tigre adornado com jóias (representando seu valor), Jóia do Tigre ou Esfera do Tigre (representando seus olhos).


Características técnicas:

A especialidade desta escola é o Koshijutsu (ataque aos músculos), o Shitojutsu (uso dos cinco dedos), os bloqueios poderosos, a distância larga, as técnicas com muitos movimentos e o uso das luxações e projeções.

Principais ensinamentos:
* O coração do guerreiro é importante e formoso.
* Há que destruir o poder do adversário, porém não sua vida.
* Os vícios dissipam a efetividade.
* Não ensinar a outros sem a permissão do mestre.

Linhagem:
... 玉虎 Yo Gyokkō / Cho Gyokkō _______________________ 618 – 907
... 異匀 Ikai (Cho Buren) __________________________________ 1056
... 牙門道士 Gamon Doshi ______________________________________ ?
... 牙竜道士 Garyu Doshi _______________________________________ ?
... 八竜入道 Hachiryu Nyudo ____________________________________ ?
01. 戸沢白雲斎 Tozawa Hakūnsai ________________________ Hogen 1156
02. 戸沢庄助 Tozawa Shosuke ______________________ Oho 1161 - 1162
03. 鈴木三郎重義 Suzuki Saburo Shigeyoshi ________ Joan 1171 - 1180
04. 鈴木五兵衛光貞 Suzuki Gobei Mitsusada _______________________ ?
05. 鈴木小二郎光久 Suzuki Kojiro Mitsuhisa ______________________ ?
... 戸沢宗雲 Tozawa Soun Sho ______________________________ O 1288
06. 戸沢入道源会 Tozawa Nyudo Geneai ____________________________ ?
07. 八門兵雲 Yamon Hyoun _______________________________________ ?
08. 加藤滝白雲 Kato Ryū Hakūn ___________________________ Oei 1394
09. 坂上五郎勝重 Sakagami Goro Katsushige _____________ Tenbun 1532
10. 坂上太郎国重 Sakagami Taro Kunishige ______________ Tenbun 1532
11. 坂上小太郎源正秀 Sakagami Kotaro Masahide _________ Tenbun 1532
12. 僧玉観律師 Sogyokkan Ritsushi ____________________ Tenbun 1532
13. 戸田左京一心斎 Toda Sakyo Ishinsai ________________ Tenbun 1532
14. 百地三太夫 Momochi Sandayu I _____________________ Tenbun 1532
15. 百地三太夫 二代 Momochi Sandayu II ________________ Tensho 1573
16. 百地丹波泰光 Momochi Tanba Yasumitsu _____________ Bunroku 1595
17. 百地太郎左衛門 Momochi Taro Saemon _________________ Genna 1615
... ... [4 Gerações!?*] ...
18. 戸田盛柳信綱 Toda Seiryu Nobutsuna _______________ Kwanyei 1624
19. 戸田不動信近 Toda Fudo Nobuchika ___________________ Manji 1658
20. 戸田観五郎信安 Toda Kangoro Nobuyasu _______________ Tenna 1681
21. 戸田英三郎信正 Toda Eisaburo Nobumasa ______________ Hoyei 1704
22. 戸田新兵衛正近 Toda Shinbei Masachika ____________ Shotoku 1711
23. 戸田新五郎正良 Toda Shingoro Masayoshi ____________ Genbun 1736
24. 戸田大五郎近秀 Toda Daigoro Chikahide ______________ Meiwa 1764
25. 戸田大三郎近繁 Toda Daisaburo Chikashige __________ Bunkwa 1804
26. 戸田真竜軒正光 Toda Shinryuken Masamitsu __________ 1824 - 1909
27. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh _____________ 1887 - 1972
28. 初見良昭 Hatsumi Masaaki _________________________ 1931 - ...


* Não se sabe por que houve um salto tão grande entre 1394 e 1532, enquanto não havia tantos mestres entre 1532 e 1624. Pode ser possível que as quatro gerações omitidas estiveram realmente ativas entre 1394 e 1532.
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九鬼神伝八法秘剣
KUKISHINDEN RYÛ HAPPO HIKEN JUTSU


Kukishinden Ryû = Escola dos Nove Deuses Demônios.
 

  Ku/Kyû = Nove. 
  Ki/Oni = Demônio, fantasma. 
  Shin/Jin/Kami = Deus, mente, alma. 
  Den/Tsute = transmissão, informação, comunicação, lenda, tradição. 
  Ryû = Estilo, escola, fluxo.

Como é relatado na história da tradição, o nome Kuki foi dado ao fundador da escola pelo imperador Godaigo. O 鬼 "Ki" pode ser pronunciado "demônio" se o caractere chinês for pronunciado do modo japonês, porém também pode ter o significado de espírito demoníaco ou Onigami, ao invés de "Oni" (demônio). "Kuki" é então de fato "Kugami". Mas, foi usualmente pronunciado Kuki desde o período de Edo.

Características técnicas:
Era habitual que os guerreiros de Kukishinden Ryû utilizaram armaduras, pelo qual se podem apreciar movimentos bastante pesados em suas técnicas. Os ataques eram dirigidos principalmente às zonas onde a armadura não teria proteção alguma. Se diz que esta escola possuía um grande repertório de estranhas armas, como são o Rokushaku Bo, Kaginawa, Kusarigama, Daisharin, Bisento, etc.

Linhagem:
01. 出雲冠者義照 Izumo Kanja Yoshiteru __________________________ ?
02. 出雲小四郎照信 Izumo Koshiro Terunobu ____________________ ?
03. 出雲又四郎照秀 Izumo Matsushiro Teruhide ____________________ ?
04. 出雲文五義照 Izumo Bungo Yoshiteru __________________________ ?
05. 出雲冠者義隆 Izumo Kanja Yoshitaka __________________________ ?
06. 出雲冠 者義輝 Izumo Kanja Yoshiteru _____________________ ?
07. 大国鬼三太清澄 Ohkuni Kisanata Kiyosumi __________________ ?
08. 堤伯耆守律山 Tsutsumi Hakushi Mori Ritsuzan _________________ ?
09. 栗山右近源長臥房 Kuriyama Ukongen Nagafusa _______________ ?
10. 有馬河内介正義 Arima Koshinosuke Masayoshi __________________ ?
11. 大国小源太幸久 Ohkuni Kogenta Yukihisa ______________________ ?
12. 木村一刀斎兼介 Kimura Ittosai Kanesuke ______________________ ?
13. 有馬大助忠明 Arima Daisuke Taddaki __________________________ ?
14. 風間新九郎秀近 Kazama Shinkuro Hidechika ____________________ ?
15. 大国鬼平重信 Ohkuni Kihei Shigenobu ______________ Genroku 1688
16. 大戸根左近康正 Otone Sakon Yasumasa _________________________ ?
17. 大戸根源八康秀 Otone Genpachi Yoshihide __________________ ?
18. 大戸根源五郎康平 Otone Gengoro Yasuhira _____________________ ?
19. 淡路入道近康 Awaji Nyudo Chikayasu __________________________ ?
20. 鞍馬小太郎玄進 Kurama Kotaro Genshin ________________________ ?
21. 大国出 雲守重広 Ohkuni Izumo Mori Shigehiro ________ Kokwa 1844
22. 杉野重平太兼光 Sugino Juheita Kanemitsu _____________________ ?
23. 久原源十郎義種 Hisahara Genjuro Yoshitane ___________________ ?
24. 久原小太郎信義 Hisahara Kotaro Nobuyoshi ____________________ ?
25. 石谷武甥正次 Ishitani Takeoi Matsatsugu __ Morto aprox. em 1905
26. 石谷松太郎隆景 Ishitani Matsutaro Takekage _ Morto aprox. em 1911
27. 高松寿嗣 Takamatsu Toshitsugu ____________________ 1887 - 1972
28. 初見良明 Hatsumi Masaaki __________________________ 1931 - ...
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神伝不動流打拳体術
SHINDEN FUDÔ RYÛ DAKENTAIJUTSU


Shinden Fudô Ryû = Escola do Coração Imutável.
 

  Shin/Jin/Kami = Deus, mente, alma. 
  Den/Tsute = transmissão, informação, comunicação, lenda, tradição. 
  Fu = negação, não. 
  Dô/Ugoku = movimento, mudança, mexer, tremor. 
  Ryû = Estilo, método, escola, fluxo. 

Este termo coração imutável está relacionado à capacidade do guerreiro em manter seu corpo, espírito e mente inabalável.

Características técnicas:

Uma das características mais significantes é o reconhecimento do estilo natural como postura defensiva. O praticante visualiza uma postura defensiva na mente e, de forma automática, se coloca nesta posição.

Principais ensinamentos:
O principal segredo da escola é o principio da natureza. Na porta do Dojo de Toda Sensei, havia uma série de regras escritas que todo aluno devia observar:

* Deve saber que a paciência é só um momento.
* Deve caminhar em um caminho de rentidão.
* Esqueça os desejos e o orgulho.
* O arrependimento e a verdade são as regras da natureza.
* Obtenha a paz em teu coração através da compreensão do coração imutável, do pensamento sobre o arrependimento e a verdade.
* Concentre-se com fé, seja obediente e honrado com teus pais e converta teu caminho (de estudo e treinamento) no caminho do Bushi (guerreiro).

Linhagem:
... Ikai ___________________________________________________ ?
... Hogenbo Tesshin ________________________________________ ?
... Sakabe Tendo ___________________________________________ ?
01. 出雲冠者義照 Izumo Kanja Yoshiteru ____________ Yeikyu 1113
02. 源八幡七郎為成 Minamoto Hachiman Shichirō Tamenari_Genyei 1118
03. 源八郎為義 Minamoto Hachirō Tameyoshi _________ Hogen 1156
04. 水原九郎義成 Mizuhara Kurō Yoshinari __________ Genkyu 1204
05. 無外坊真念 Mugaibo Shinnen __________________ Tenpuku 1233
06. 大国善八郎義信 Ōkuni Zenhachirō Yoshinobu ____ Bunyie 1264
07. 畑三郎左助康 Hata Saburō Sasukeyasu _____________________ ?
08. 小谷友八郎信近 Kotani Yuhachirō Nobuchika ______ Genko 1321
09. 金子仁助由清 Kaneko Jinsuke Yoshikiyo _________ Shohei 1346
10. 田島源九郎成吉 Tajima Genkurō Nariyoshi _______ Genchu 1384
11. 神門小冠者義兼 Kammon Kokanja Yoshikane _______ Shocho 1428
12. 木村宝山 Kimura Hozan _______________________ Kwansho 1460
13. 伊吹義原 Ibuki Yoshihara ____________________ Bummei 1469
14. 大塚伯耆 Ōtsuka Hakushi ______________________ Yeisho 1504
15. 大塚大九郎忠秀 Ōtsuka Daikurō Tadahide ________ Taiyei 1522
16. 阿部無我 Abe Muga ____________________________ Tensho 1573
17. 甲賀太郎兵衛小角 Kōga Tarōbei Kyokokaku _______ Tensho 1573
18. 片山伯久安 Katayama Hisayasu ________________ Bunroku 1592
19. 進藤運斎 Shindō Unsai _______________________ Kwanyei 1624
20. 小田切藤兵衛義広 Odagiri Toyoe Yoshihiro _______ Kwanyei 1624
21. 飯田十兵衛為義 Iida Jūbei Tameyoshi _____________ Meiwa 1764
22. 森源六正秀 Mori Genroku Masahide _______________ Bunkwa 1804
23. 豊田重兵衛光好 Toyota Jūbei Mitsuyoshi ___________ Keio 1865
24. 戸田真竜軒正光 Toda Shinryuken Masamitsu _______ 1824 - 1909
25. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh __________ 1887 - 1972
26. 初見良昭 Hatsumi Masaaki _______________________ 1972 - ...
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玉心流忍法
GYOKUSHIN RYÛ NINJUTSU


Gyokushin Ryû = Escola do Coração Forte. 

玉  Gyoku/Tama = Jóia, bola, esfera, pérola.
心 
Shin = Coração, espírito, mente.
流 
Ryû = Estilo, método, escola, fluxo.
 

Características técnicas:
As projeções Sutemi (com sacrifício do próprio equilíbrio) parecem ser a principal característica técnica desta escola. Realmente é uma das grandes desconhecidas no Ocidente. Este sistema se concentra mais nos aspectos estratégicos e táticos do Ninpô.

Linhagem:
01. Sasaki Goemon Teruyoshi ________________________________ ?
02. Sasaki Gendayu Sadayasu ________________________________ ?
03. Desconhecido ___________________________________________ ?
04. Desconhecido ___________________________________________ ?
05. Desconhecido ___________________________________________ ?
06. Desconhecido ___________________________________________ ?
07. Desconhecido ___________________________________________ ?
08. Desconhecido ___________________________________________ ?
09. Desconhecido ___________________________________________ ?
10. Desconhecido ___________________________________________ ?
11. Toda Seiryu Nobutsuna ________________________ 1624 - 1644
12. Toda Fudo Nobuchika __________________________ 1644 - 1681
13. Toda Kangoro Nobuyasu ________________________ 1681 - 1704
14. Toda Eisaburo Nobumasa _______________________ 1704 - 1711
15. Toda Shinbei Masachika _______________________ 1711 - 1736
16. Toda Shingoro Masayoshi ______________________ 1736 - 1764
17. Toda Daigoro Chikahide _______________________ 1764 - 1804
18. Toda Daisaburo Chikashige ___________________________ 1804
19. Toda Shinryuken Masamitsu ____________________ 1824 - 1909
20. Takamatsu Toshitsugu Uoh _____________________ 1887 - 1972
21. Hatsumi Masaaki _______________________________ 1972 - ...
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虎倒流骨法術
KOTÔ RYÛ KOPPOJUTSU


Kotô Ryû = Escola do Tigre Derrotado ou Escola que Derrota o Tigre

  Ko/Tora = Tigre. 
  To/Taosu = Subverter, queda, colapso, derrubar. 
  Ryû = Estilo, método, escola, fluxo.

O acento circunflexo sobre as vogais está representando o som tônico fechado da mesma. Por exemplo: Ryû é lido Ryuu ou Kotô como Kotou.
O nome da escola Kotô pode se interpretado como: "Escola do Tigre Derrotado" ou "Escola que Derrota o Tigre".
Esta escola concentra seus ensinamentos no Koppojutsu, ou seja, ataque ou quebramento de ossos e articulações. Um detalhe da história antiga, essa escola foi chamada de Kotô Ryû Karatê, que significa "mãos vazias". Esta escola também encontra suas raízes em técnicas de combate na China antiga, assim como Gyokko Ryû.

Para desenvolver-se como escola de Koppojutsu, encontrou a eficiência de seu sistema de luta em distâncias muito curtas (que é denominado de "Chilamaai"). Técnicas muito rápidas e diretas, buscando a potência no golpe. Ela trabalha com posturas muito altas, porém muito estáveis, todas destinadas a chegar a golpes ou ruptura de ossos e articulações, gerando técnicas fortes e poderosas que permite causar grandes danos ao adversário. O Kyushô No Kata (exercício formal, onde se aprende onde e como golpear áreas sensíveis) da Bujinkan provém desta escola.

O Toki Uchi, técnicas que consiste em pisar no pé do adversário para mantê-lo controlado, é uma característica muito própria desta escola, e muito própria no Ninjutsu da Bujinkan em geral. A luta a curta distância se torna um recurso fundamental para alcançar a vitória na batalha, é uma maneira muito eficaz de perceber e controlar o Uke e seus movimentos.

Estas duas escolas têm sido historicamente, estreitamente ligadas, tanto entre si, como com o Nijutsu em tempos muito antigos. Apesar de serem duas escolas independentes, já compartilhou alguns Sôke muito antes do mestre Hatsumi, e se desenvolveram paralelamente sendo que uma complementa a outra. Juntas foram um sistema de combate extremamente completo, que forma o fundamento da luta desarmada na Bujinkan, que foi amplamente utilizado pelos clãs Ninjas na zona de IGA. Ambas as escolas, embora não sejam exclusivamente escolas de Ninjutsu, contém ensinamentos de Ninpô em seus programas. O lendário Ninja Sandayu Momochi, foi Sôke de ambas escolas, e as lendas dizem que era conhecido como temível lutador.

Sobre esse fundamento, muitas técnicas das outras 7 escolas enriquecem seus ensinamentos a partir destas duas.

Características:
  • Estilo criado no século 16, levado da China ou Japão por Chan Busho.
  • Foi organizado por Sakagami Taro Kunishige.
  • Utiliza distâncias curtas, métodos diretos e rápidos para impactar as articulações.
  • Especialista em Koppojutsu (ataque/quebramento ósseo).
  • Utiliza seu próprio Ken Jutsu (combate com espadas).
  • Utiliza Muto Dori (defesa frente a oponentes armados).
Características técnicas:
Utilização de curtas distâncias. Técnicas diretas e rápidas mas concentradas nos métodos de golpear. Durante a luta se mira as sobrancelhas do inimigo, tentando um branco nos olhos para evitar que os movimentos possam ser detectados telepaticamente. Deslocamentos cruzando as pernas e técnicas que se pisa o pé do adversário. Na antiguidade, o treinamento começava golpeando sobre areia, pedras e movendo grandes rochas, como método de condicionamento das mãos para o combate. É preciso saber que o punho é a concentração do corpo, a mente e o espírito.

Principais ensinamentos:
a)
Os olhos são tudo.

Linhagem:
01. Sakagami Taro Kunishige _____________________________ 1532
02. Sakagami Bando Minamoto Masahide ____________________ 1532
03. Sogyokkan Ritsushi __________________________________ 1532
04. Toda Sakyo Ishinsai _________________________________ 1532
05. Momochi Sandayu I ___________________________________ 1532
06. Momochi Sandayu II __________________________________ 1573
07. Momochi Tanba Yasumitsu _____________________________ 1595
08. Momochi Taro Saemon _________________________________ 1615
09. Toda Seiryu Nobutsuna _______________________________ 1624
10. Toda Fudo Nobuchika _________________________________ 1658
11. Toda Kangoro Nobuyasu _______________________________ 1681
12. Toda Eisaburo Nobumasa ______________________________ 1704
13. Toda Shingoro Masayoshi _____________________________ 1711
14. Toda Daigoro Masayoshi ______________________________ 1736
15. Toda Daisaburo Chikashige ___________________________ 1804
16. Toda Shinryuken Masamitsu ____________________ 1824 - 1908
17. Takamatsu Toshitsugu Uoh _____________________ 1887 - 1972
18. Hatsumi Masaaki _______________________________ 1972 - ...
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高木揚心流柔體術
TAKAGI YOSHIN RYÛ JUTAIJUTSU


Takagi Yoshin Ryû =
Escola da Árvore Alta e do Coração Elevado.
 

  Taka = Alto. 
  Ki/Moku = Árvore. 
  Yô = Claro, limpo, polido, nobre, elevado. 
  Shin = Coração, espírito, mente. 
  Ryû = Estilo, escola, fluxo. 

Nesse, caso a escola leva o nome do fundador 高木折右衛門重信 Takagi Oriuemon Shigenobu.

Características técnicas:
Evita que o oponente possa escapar girando. Isto é talvez porque o estilo foi desenvolvido em interiores. As técnicas são aplicadas a distância curta, desde que se realizam projeções, luxações, estrangulamentos, evitando sempre que o oponente escape.

Principais ensinamentos:
a) Um ramo é flexível, mas uma árvore alta é quebradiça.

Linhagem:
... Abe Unryū ____________________________ Yeiroku 1568 - 1579
... Itō Kii-no-kami (Morisada or Sukesada) _________________ ?
01. 高木折右衛門重俊 Takagi Oriemon Shigenobu _ 1625 ou 1635 - 1711
02. 高木馬の輔重貞 Takagi Umanosuke Shigesada ______ 1655 - 1746
03. 高木源之進英重 Takagi Gennoshin Hideshige _____________ 1702
04. 大国鬼平重信 Ōkuni Kihei Shigenobu ____________ Genroku 1688
05. 大国八九郎伸俊 Ōkuni Yakuburō Nobutoshi ___________________ ?
06. 大国太郎太夫忠信 Ōkuni Tarodayu Tadanobu __________________ ?
07. 大国鬼兵衛良貞 Ōkuni Kihei (Kihyō) Yoshisada ______________ ?
08. 大国与左衛門良貞 Ōkuni Yozaemon Yoshisada _________________ ?
09. 中山甚内定秀 Nakayama Jinnai Sadahide ____________________ ?
10. 大国武左衛門英信 Ōkuni Takezaemon Hidenobu ________________ ?
11. 中山嘉衛門定賢 Nakayama Kaemon Sadasaka ___________________ ?
12. 大国鎌治英俊 Ōkuni Kamaharu Hidetoshi ____________________ ?
13. 八木幾五郎久喜 Yagi Ikugorō Hisayashi ____ Tenpo 1830 - 1844
14. 藤田藤五郎久吉 Fujita Fujigorō Hisayoshi _________________ ?
15. 水田芳太郎忠房 Mizuta Yoshitarō Tadafusa _________________ ?
16. 高松寿嗣翊翁 Takamatsu Toshitsugu Uoh __________ 1887 - 1972
17. 初見良昭 Hatsumi Masaaki _______________________ 1931 - ...
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義鑑流骨法術
GIKAN RYÛ KOPPOJUTSU


Gikan Ryû =
Escola da Verdade, Lealdade e Justiça. 

  Gi/Yoshi = Justiça, retidão.
  Kan = Modelo exemplar, protótipo, aprender.
  Ryû = Estilo, escola, fluxo.

Características técnicas:

Esta escola ensina chutes especiais, ataques de punho e projeções. Se caracteriza pelo uso dinâmico de trabalho com os pés.

Principais ensinamentos:
a)
O primeiro golpe não vem deste lado.

Linhagem:
01. Uryu Hangan Gikanbo __________________________ 1558 - 1570
02. Uryu Yoshimitsu ______________________________ 1573 - 1592
03. Uryu Yoshimori _______________________________ 1624 - 1644
04. Uryu Yoshichika ______________________________ 1661 - 1673
05. Uryu Yoshitaka _______________________________ 1688 - 1704
06. Uryu Yoshihide _______________________________ 1751 - 1764
07. Uryu Yoshimori _______________________________ 1789 - 180
08. Uryu Yoshiaki ________________________________ 1830 - 1844
09. Uryu Yoshiyasu _______________________________ 1861 - 1868
10. Uryu Gikan ___________________________________ 1865 - 1868
11. Ishitani Takeoi Masatsugu ___________________________ 1905
12. Ishitani Matsutaro Takekage _________________________ 1911
13. Takamatsu Toshitsugu Uoh _____________________ 1887 - 1972
14. Akimoto Fumio _______________________________________ 1962
15. Hatsumi Masaaki _______________________________ 1972 - ...
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雲隠流忍法
KUMOGAKURE RYÛ NINPÔ


Kumogakure Ryû =
Escola que se Esconde nas Nuvens. 

  Kumo = Nuvem.
  Gakure/Kakushi = Oculto, escondido.
  Ryû = Estilo, escola, fluxo.

Características técnicas:

O Taijutsu é muito similar e utilizado pelos guerreiros da Togakure Ryû. Esta escola possui algumas armas características como é o Ippon Sugi Noburi, que consiste em um tubo de metal de 25cm de largura, com três filas de espinhos no exterior e uma corrente sobre a metade com um gancho metálico em cada extremidade. Outra das armas utilizadas era o Kamayari, uma lança com gancho.

A característica fundamental do combate sem armas desta escola era que seus praticantes saltavam durante o combate e usavam golpes e bloqueios duplos. Nas guerras, estes guerreiros habitualmente usavam proteção de braço. Isto explica que, durante os combates, eles usavam os antebraços em muitas ocasiões para bater e se defender.

Linhagem:
01. Iga Heinaizaemon No Jo Ienaga ________________ 1532 - 1554
02. Toda Sagenta Nobufusa __________________________________ ?
03. Toda Gohei Nobunaga ____________________________________ ?
04. Toda Noriyoshi _________________________________________ ?
05. Toda Seiryu Nobutsuna ________________________ 1624 - 1644
06. Toda Fudo Nobuchika __________________________ 1658 - 1681
07. Toda Kangoro Nobuyasu ________________________ 1681 - 1704
08. Toda Eisaburo Nobumasa _______________________ 1704 - 1711
09. Toda Shingoro Masayoshi ______________________ 1736 - 1764
10. Toda Daigoro Chikahide _______________________ 1764 - 1804
11. Toda Daisaburo Chikashige ____________________ 1804 - 1818
12. Toda Shinryuken Masamitsu ____________________ 1824 - 1909
13. Tamakatsu Toshitsugu Uoh _____________________ 1887 - 1972
14. Hatsumi Masaaki _______________________________ 1972 - ...


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