quarta-feira, 2 de março de 2011

忍者刀 NINJA-TO (Espada Ninja)

É muito comum que falsos mitos tornem-se realidade quando se refere às histórias sobre os guerreiros Ninja. Dados sem embasamento sobre as armas e técnicas usadas pelos Ninja multiplicam-se facilmente, propagados pelos filmes, livros e a Internet, tornam-se uma faca de dois gumes quando usadas de forma banal.

Um bom exemplo recai sobre as espadas usadas por esses guerreiros. A 忍者刀 Ninja-To, também conhecida como 忍者剣 Ninja-Ken ou 忍刀 Shinobi-Gatana, são os nomes comumente usados para classificar as características das espadas usadas pelos Ninja.

Facilmente encontramos na mídia uma descrição padronizada e fictícia sobre a Ninja-To.

Primeiramente devemos ressaltar que não foram encontrados, em registros históricos, relatos sobre essa espada. As evidências documentais mostram o Ninja usando espadas comuns da época. Essa teoria pode ser confirmada quando lemos um dos trechos do 萬川集海 Bansenshukai.

Outras vezes era preferido o uso de uma 脇差 Wakizashi ou 小刀 Sho-To, no lugar da espada grande. Enfim, devemos lembrar que a visão do Ninja como uma elite padronizada é totalmente errônea.

Muitos 流派 Ryû-Ha ou escolas conservavam padrões peculiares de suas espadas e outras armas, assim como alguns 流 Ryû de Ninjutsu.  As características das espadas usadas por algumas tradições Ninja ou 忍者刀 Ninja-To é descrita como sendo "frequentemente" de lâmina mais curta que a Kataná, com uma 鍔 Tsubá usualmente quadrada. Seu 鞘 Sayá, assim com o Sageo 下緒, eram de comprimento maior que o convencional. Porém, como podemos concluir acima, são características que não devem ser afirmadas como padrão.

O comprimento mais curto da lâmina da Ninja-To facilitava o saque rápido e silencioso, assim como o combate em lugares estreitos como corredores. As técnicas do seu uso foram adaptadas ao seu tamanho e qualidade, diferentemente dos métodos com a Kataná no Kenjutsu clássico.
4 antigas Ninja-To - Museu Ninja de Togakushi - Japão
Diferente da Kataná, na qual era feita por um artesão contratado pelo Samurai. Assim sendo, nem sempre, essas espadas usadas pelos Ninja tinham boa qualidade. Isso se deve a vários fatores, como poder aquisitivo, o anonimato e principalmente o sentimento atribuído à espada. Para um Samurai, o Katana era visto como parte de sua alma, símbolo de sua casta. Já o Ninja, via sua espada, assim como outras armas usadas por ele, como uma ferramenta de trabalho. Essas "armas" são chamadas adequadamente de 忍具 Ningu ou ferramentas Ninja, pois para esses guerreiros, suas armas deviam ter múltiplas funções.

Outro erro, muito comum, é acreditar que a lâmina da Ninja-To seja reta, como vimos acima. Não existem registros históricos sobre os Ninja que relata tal característica, e também, não há nenhum motivo lógico para uma lâmina ser reta.

Há alguns fatos que poderiam atribuir ao Ninja uma relação com as espadas de lâminas retas, mas, não existem registros que comprovem.

Um é que, entre o Período 飛鳥 Asuka (538–710) ao período 平安 Heian (794-1.184), foram feitas espadas com lâminas retas de fio único ou duplo chamadas de 直刀 Choku-To.

O 鞘 Sayá ou bainha podia ter o tamanho convencional da Kataná. Com uma bainha maior que a lâmina, capacitava ao Ninja iludir seus oponentes, que acreditariam ser uma Kataná. O Sayá era comumente usado em conjunto como arma, podendo ser usado para arremessar, golpear, entre outras funções.

O 下げ緒 Sageo possui um comprimento bem maior do convencional. Seu uso estava além do usual, que é fixar. O longo tamanho do Sageo facilitava ao Ninja infinitas possibilidades. Existe uma seção especifica em seu uso chamada 下げ緒術 Sageojutsu. Os métodos podiam ser desde amarrar um inimigo com técnicas de 早縄 Hayanawa, improvisar outras armas, fazer armadilhas, etc.

Possivelmente, o termo 忍者刀 Ninja-To, 忍者剣 Ninja-Ken ou 忍刀 Shinobi-Gataná foi usado para especificar espadas com características dessa arte, e mesmo não havendo registros históricos sobre a Ninja-To, devemos lembrar que o Ninjutsu é uma disciplina que visava iludir seu inimigo, e não seria anormal algumas tradições usarem espada peculiar à arte para tal façanha.

As características de uma espada Ninja são, primeiramente, que a aparência não é muito diferente de uma Kataná normal. Há muitas pessoas que tomam como verdade que a Tsubá (guarda da espada Ninja) era quadrada, mas, na realidade, a Tsubá quadrada, também chamada Kyokaku Tsubá, não era a Tsubá da espada Ninja.
A Tsubá da espada Ninja era do tipo de quatro pétalas, modelo muito popular. Uma peculiaridade é que às vezes um Sageo (corda de amarrar a espada) muito longo era utilizado.
 
O Sageo era segurado pela boca e a espada colocada contra um muro e a outra ponta amarrada na espada. Isso era usado para olhar por cima do muro ou para escalar.

Há também o que é chamado Sageo No Nanajutsu (sete artes do Sageo). O Sageo pode ser usado para uma ampla variedade de finalidades, não apenas para sete artes. O sete é um número imaginário. Isso significa: Use este Sageo em momentos de perigo ou insegurança.

A lâmina da Ninja-To também é menor do que a de uma Kataná normal, sendo tipicamente seu comprimento de 1 Shaku e 6 Sun (48,48cm) a 1 Shaku e 8 Sun (54,55cm). Desta forma, Metsubushi (pó cegador), documentos importantes secretos ou coisas do gênero poderiam ser colocados na bainha, que era do tamanho de uma bainha de Kataná normal. Esta é considerada a espada dos Ninjas em geral.
Além desta há também a que é chamada de "Espada da Destruição". Ela tem uma lâmina serrilhada, por esse motivo a maioria das pessoas diria que ela não pode cortar, mas na verdade ela tem maior potencial destrutivo do que uma espada normal. O Ninja às vezes utilizava este tipo de espada, chamada de Shikorô Gataná (Espada de Serra).

Há a longa Dai-To com lâmina medindo 3 Shaku e 2 Sun (96,97cm). É mais longa do que uma espada normal. Dependendo da situação, pode ser amarrada sobre as costas, é extremamente longa.
Shikomi Zue

Além disso, o Ninja carregava espadas dentro de bengalas (Shikomi Zue). Esta também é um tipo de espada Ninja.
Há também uma espada curta, embora possa também parecer uma espada longa, que não aparenta ter nada de anormal, tem um artifício no punho. Removendo o cabo, há uma lâmina curta anexada no sentido oposto.

Nota: Shaku é a antiga unidade de medida do Japão. 1 Shaku equivale a 30,30cm, 1 Sun equivale a 3,03cm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS