domingo, 1 de maio de 2011

忍び装束 SHINOBI SHOZOKU

As pessoas sempre imaginam que o Ninja era um guerreiro que sempre se vestia de preto da cabeça aos pés, e essa imagem não corresponde à realidade, pois o Ninja era um espião, por isso, utilizava vários outros disfarces.

Shinobi Shozoku
é o nome dado ao "uniforme" usado pelos guerreiros Ninja. O termo Shinobi Shozoku pode ser traduzido como "Traje de Ninja".

Geralmente era mais cabível se disfarçar usando roupas do dia-a-dia para se misturar com a população, sem chamar a atenção. Uma das características do Shinobi Shozoku são os vários compartimentos usados para ocultar armas e outros utensílios.

Cada família Ninja fazia seus próprios Shinobi Shozoku, com as modificações particulares que melhor achassem conveniente para o momento, para o tipo de missão e para a estação do ano.   

Tradicionalmente, o Ninja não usava o Shinobi Shozoku todo preto porque este se tornaria até mais preto que a escuridão da noite.   
O Ninja verdadeiro tentava misturar-se com seu ambiente tanto quanto possível, usando as roupas que os moradores locais usavam, e muitas vezes em suas missões o Shinobi Shozoku não era usado.

A roupa podia ser verde, azul marinho, azul muito escuro (mais comum), roxo bem forte, bronze (marrom claro), preto da cor do carvão de lenha, marrom em tom alaranjado, amarelo ferrugem, preto ou cinza com tom alaranjado (cinzenta em tom alaranjada) e na neve branca.
  
Há vários tipos de fixadores/aderentes, portanto, era escolhida uma cor apropriada misturava-a junto com o fixadores.  

Também aplicavam levemente tinta à pele, os extratos de plantas, de ervas e cinzas de pinho eram usadas para cobrir o rosto, o pescoço e os dedos expostos. A faixa era da cor do Shonobi Shozoku e não devia ter corte/emendas. Isto é chamado Waobi. É especialmente boa para uma aplicação rápida da faixa.

A maioria dos uniformes eram feitos para serem usados tanto de um lado quanto do outro, ou seja, possuíam duas cores, uma por dentro e uma por fora, para uma mudança de aparência ou para incorporar um tipo diferente de terreno ou uma cor para o dia e outra para a noite.

As cores que usavam dependiam de onde estavam e o que tinham que fazer.
  
É importante compreender que a função preliminar do Ninja era a espionagem e não assassinatos. Treinados, eram muito eficientes nos assassinatos, mas somente se fosse necessário. Eram espiões, não bandidos.

shinobikimonos.com.br
O termo Shinobi No Mono significa, "homem que entra às escondidas e furtivamente" e o termo Ninja significa "pessoa que é secreta, um guerreiro e um espião". Frequentemente, os dois termos podem significar a mesma coisa, mas depende realmente em cima de que função a pessoa que você está falando aproximadamente foi empregada.

O Shinobi Shozoku teve muitas funções, originalmente, foram feitos de pano resistente, não de algodão ou seda.
O algodão não era uma planta nativa encontrada no Japão.

O Obi (faixa) não era o mesmo modelo que se está usando hoje, elas eram mais finas e mais largas e poderia ser usada para conter um inimigo, escalar paredes ou árvores, abafar os sons/rangidos de um assoalho quando colocada para se andar sobre ela e poderia ser como uma compressa ou torniquete ou como bandagem para os ferimentos.

A Tebukuro ou luvas, serviam para esconder o brilho da pele, também serviam para esconder Shuriken e outras coisas a mais, nelas eram às vezes costuradas duas pequenas barras de metal para poderem bloquear ataques de espada com os braços (isso em último caso), uma característica comum de Kumogakure Ryû.

O Uwagi servia para esconder muitas ferramentas ou outros utensílios que o Ninja sentisse necessidade de carregar.
A roupa escura servia também para esconder o sangue de um ferimento, para que o inimigo não descobrisse que estava ferido.

O Uwagi era usado por dentro da calça, para não permitir qualquer coisa cair. O encaixe devia permitir movimentar se confortavelmente durante a luta ou escalada, mas não devem ser frouxos.

O Shinobi-Tantô ou a faca do Ninja eram mantidos dentro do lado esquerdo do Uwagi e não usado na parte externa como as espadas.

A Iga-Bakama, Baku-Hakama ou Kaginagua (as calças), eram envolvidas em torno das panturrilhas e amarradas no joelho e tornozelo. Isto impedia que as barras das calças se tornassem em obstáculos nas missões, prendendo em ramos, rochas ou em qualquer outra coisa. Impediam também que os insetos rastejassem para dentro de suas calças.

As faixas/laços para a cintura eram quatro, duas atrás e duas na frente, os laços dianteiros eram amarrados primeiramente, assim o comprimento mais longo estava na parte dianteira (da frente). As faixas traseiras eram mais curtas e eram amarradas sobre a parte da frente (dianteira). Ambas as faixas eram amarradas juntas em uma formação transversal. Não tenderam a usar os nós quadrados ocidentais a que nós somos acostumados. As calças eram também mais largas na área do quadril e do fundo (entre as pernas) para conceber mais mobilidade.

Dentro da calça, o Ninja podia também esconder coisas, tais como alimento, armas, etc. Frequentemente eram reforçadas nos joelhos.

A Zukin ou a máscara de rosto (também chamadas de Fukumen) consiste geralmente em uma ou duas partes de pano quadrado ou de pano retangular. Uma parte extra-larga de pano servia para muitas funções, como abafar os sons da respiração do Ninja, assim como ocultar sua identidade, era usada também para proteger o Ninja de intoxicação de elementos nocivos durante o fogo ou o combate quando se usava Kemuridama (bomba de fumaça) com veneno, para isso era só molhar a máscara, assim ela agiria como um filtro.

A Tabi ou os calçados usados, agora chamados Jika-Tabi, como as que são usadas pelos trabalhadores no Japão que sobem em andaimes o dia inteiro. Têm uma fenda entre o dedão do pé e os outros, originalmente para usar Waraji ou sandálias de palha, que tiveram um cordão que viesse acima entre os dedos do pé como sandalhas modernas. As verdadeiras Tabi, a sola é de pano e não de borracha como o Jika-Tabi moderno. Eram basicamente calçados usados para proteger os pés do frio, contra ferimentos, etc. O Ninja gostava delas porque eram silenciosas, como meias usadas em um assoalho de madeira. A Tabi não necessitava de meia especial para usar com elas.    

Quando ao ar livre, usavam a Tabi com o Waraji e quando dentro, usavam somente a Tabi. A Waraji tende a fazer barulhos, sons, assim a Waraji era deixada do lado de fora em um lugar escondido e segura, e poderiam ser abandonadas se fosse  necessário. Antigamente, todas as pessoas usavam o Waragi, assim se fossem encontradas, achariam que pertenceriam a qualquer pessoa. Um outro motivo para o uso da fenda/separação do dedo do pé era com a finalidade de escalar.  
Com a fenda o ajuste era melhor e permitia subir a corda mais facilmente.

Quando era necessário os Ninja usavam durante suas missões um Shinobi Shozoku de tons marrom acinzentado ou cinza alaranjado à noite e amarelo ferrugem ou marrom claro (bronze) durante o dia, para assim se assemelhar mais às cores do outono, eles podiam ser usados pelos dois lados.

O Shinobi Shozoku amarelo ferrugem (bronze) ou amarelo com tons amarronzados, usados nas missões durante o dia era puramente para camuflagem ideal para o Ninja que operava dentro de um ambiente de Mori (floresta e madeira).  

NOTA: Outro nome do Shinobi Shozoku era Shinobi Fuku, Fuku significa vestimenta, mas às vezes é usado para denominar a roupa usada pelos Ninja, junto com as armas, às vezes esse nome também era usado para referir-se a roupa usada pelos Ninja de Koga.

草鞋の巻き方
WARAJI NO MAKIHÔ


3 comentários:

  1. otimo esse blog .... muito boa as informaçoes parabens galleni !!!

    ResponderExcluir
  2. pooo!!!!! mt show ,cara são otimas as informações descritas no seu blog,legal msm.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog, mas tem uma coisa - que nada tem a ver com o assunto do post - que eu queria saber...
    Qual a diferença entre Shidoshi e Shidoshi-ho?

    ResponderExcluir

POSTAGENS RECENTES

POSTAGENS MAIS VISTAS