sábado, 25 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES - NÃO HÁ ATALHOS

O Henka (variação) se deriva de seu Kihon (técnica base). Se teu Henka não funciona, volte ao Kihon. Quantas pessoas fazem isto? Os Shihan (japoneses) se movem de maneira estruturada em seus Henka. Tendo deixado para atrás as formas do Katá original, mas usam a estrutura e os princípios orientadores dos mesmos. Quando Soke diz que não precisa de formas ou Kamae, etc., ele está se referindo a pessoas que têm treinado por muitos anos. Os 15º Dan. Não se apresse para entender os movimentos de Soke. Treine de acordo com sua graduação. Mesmo se você assistir as aulas sobre os detalhes mais sutis no Taijutsu, você acha que é realmente capaz de entendê-los? Você está em um ponto em seu treinamento onde você pode integrar essas sutilezas? É como tentar correr antes de aprender a andar.

Não negligencie as formas e os Katá básicos da Bujinkan. Assim, aprenderás o processo de treinamento e poderá chegar a entender o conceito de Shu Ha Ri naturalmente a partir da experiência, não apenas lendo sobre o assunto.
O Soke e os Shihan tem e continuam girando seu treinamento em torno da estrutura aprendida dos Kihon e dos diferentes Wazá (técnicas / Katá) das Ryuha (escolas) da Bujinkan. Pode ser visto. O nível dos Shihan em seu Taijutsu é o resultado de um treinamento correto durante muitos anos. Mas parece que neste momento todos estão tentando saltar à frente de algumas décadas de treinamento para fazer o que é ensinado no Honbu Dojô. Isto não é possível. As pessoas precisam acordar e pensar sobre onde realmente elas estão. Lembre-se, as graduações da Bujinkan são Sakizuke. A Bujinkan está viva devido a isso. Outras artes que estabelecem normas (independentemente de se tornarem qualificados mais rápido na técnica) criando pessoas com limites e mentes estabelecidas na forma. Isso é perigoso.

Eu gostaria de dizer que a Bujinkan Dojô desenvolveu muito. A Bujinkan é natural e isto é mostrando em todo o mundo. Assim como a mãe natureza, a Bujinkan está crescendo e se desenvolvendo livremente. Isto é como deveria ser, eu sinto.

Não existem atalhos. Não é só a auto constante reavaliação através do treinamento correto em corpo, mente e técnica.

Quanto mais você treinar e ser realmente honesto com você mesmo, verá em que nível de habilidade real você está. Isto é um importante afrontamento e acho que muitas pessoas não se atrevem a pisar aí. Depois de criar uma boa reputação, a gente tem que a proteger. Não pode parecer que não sabe algo na frente dos seus alunos. Isso realmente é o fim. É importante compreender suas deficiências e treinar adequadamente.

Saber é realmente aprender o que não sabe. Isso mantém o coração no caminho e a mente na formação correta. Quanto mais eu treino o Kihon, mais eu entendo a razão que há por trás do Katá, o Kamae, os princípios. Também, naturalmente, chegará a obter uma melhor valorização da história, da cultura e do estilo de vida japonês. Colocar-se acima de seus próprios pensamentos e treinamento, estará deixando de lado estas oportunidades de aprendizagem e avançando em direção a sua própria mmaneira ou estilo. Se for esse o caso,não pode chamar de Bujinkan o que você faz e deve abandoná-la.

Nagato Shihan me disse que as pessoas de todo o mundo está ensinando a usar "a não força" muito cedo. Ele disse que as pessoas são muito moles e não estão aprendendo como tomar um Kamae correto, bloquear corretamente, golpear, chutar ou desenvolverem seus corpos.

As pessoas estão treinando de uma forma preguiçosa. Se você negligenciar os fundamentos,  vai sofrer muito no seu treinamento futuro e, assim os seus alunos também. Mesmo se você for pequeno, uma mulher ou ter uma constituição mais fraca, o treinamento correto da técnica em conjunto com uma compreensão dos princípios, etc., permitirá que você aplique em auto-defesa. Lembre-se, estamos aprendendo uma forma de arte. Todo mundo precisa entender que assim como no Aikido, Judo, Karate Do, etc., todos os alunos devem seguir o mesmo caminho. Se você não pode aceitar isso, não comece a treinar. Só depois de uma certa habilidade for atingida é que você poderá começar a treinar com mais de seu próprio jeito. Este momento na Bujinkan é quando se atinge o nível de Godan.

Antes de Godan, o aluno treina duro e faz o que os professores dizem.

Não dê desculpas para sua falta de treinamento.
Nosso treinamento é o treinamento de Shin Gi Tai (Espírito, Técnica e corpo). Práticamos para desenvolver estes três pontos essenciais e unificá-los. Este é o objetivo final do Bugeisha de acordo com Soke. Também podemos ver isso como um Sanshin e, portanto, entender e manter o coração de uma criança de três anos que perdura ao logo de cem anos.

Há altas graduações por aí que nem sequer sabem executar uma forma básica de Jodan Uke. O movimento do Jodan Uke é essencial para dominar e compreender muitas e muitas coisas no Taijutsu e no treinamento com armas. O Te Sabaki, Ashi Sabaki, Tai Sabaki, ângulos, etc., são muito importantes para o futuro desenvolvimento adequado. Isso poderia ser comparado com "Kaname" ou os "pontos essenciais do Taijutsu correto."

As pessoas dizem que o Budô não se trata de poder ou força. Isso é certo. Mas se trata da força e o poder do alinhamento correto do corpo e da técnica. É certo que com a técnica correta, o poder virá.
Não se concentre na força, deve se concentrar na técnica, em seu espírito e em seu corpo. Com perseverança e treinamento focado durante muitos anos, todos nós podemos chegar a ter habilidades como os Shihan. No entanto, se os seguir cegamente sem conhecer o nosso verdadeiro nível, será prejudicial para o nosso desenvolvimento.
Você deve ter a capacidade de discernir.

O Soke e os Shihan estão simplesmente treinando. Isso é tudo o que eles fazem. Eles não estão ensinando. Não vá para o Japão acreditando que vão te ensinar. Aqui (no Japão) há pessoas que dizem que sabem, e muitas pessoas são atraídas por isso. Tenha cuidado. Muitas vezes eles são apenas bons conversadores. A prova está nos fatos. A arte da observação é muito importante já que é a capacidade de ler a atmosfera do momento ou "Kuuki Yomu".

Muitas coisas acontecem no Dojô. Se você não está aberto e receptivo, você vai perder muito. A única maneira de compreender esta arte é experimentar ambos os lados do treinamento. Isto é, o lado de Uke e o lado de Tori. Ambos iguais a 50%, de modo que, juntos, estará recebendo 100% do treinamento. Se você não pode ser um Uke, você realmente só aprenderá 50% das Artes Marciais. Se o seu ego não permite que se entregue, então você não vai aprender. O treinamento é compreender seu espírito e o Rokkon Shojou: a arte de purificar seus sentidos.

Pensamentos em uma manhã fria de inverno.


Fonte: Blog de Duncan Stewart

Tradução para o Português: Galleni Junior - Bujinkan Shidoshi-Ho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS RECENTES

POSTAGENS MAIS VISTAS