Quando você entra no Tatami, entra em um mundo diferente, em um mundo de guerreiros. Pode ser um lugar de respeito e amistosa camaradagem ou um covil de paranoia e desconfiança. No Tatami atacamos e somos atacados, aprimorando a nossa capacidade de responder intuitivamente. As regras e os comportamentos de etiqueta nos permite praticar Ninjutsu com segurança, além de disciplinar e redirecionar as reações agressivas desenvolvendo os sentimentos de compaixão e respeito dentro e fora do Dōjō.
- Este Dōjō segue as regras tradicionais de boa conduta. Cabe a cada estudante honra-las e segui-las com sinceridade.
- Respeite seu Mestre, respeite o professor, respeite o Tatami, respeite seu Keikogi, respeite as outras Artes Marciais e respeite os colegas de treino.
- Respeitar, Respeitar e Respeitar, é um pensamento constante dentro do Dōjō.
- Cada aluno deve cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.
- É prerrogativa do professor decidir se irá ou não tomar você como aluno. A técnica não se compra.
- Mesmo estando fora do Tatami, mantenha o respeito durante os treinos e não tire atenção de quem está dentro do Tatami.
- O Tatami não deve ser utilizado para outro fim a que se destina, salvo expressa ordem do professor.
- Evite frequentar as aulas se estiver com alguma doença transmissível por ar ou contato.
- Se estiver com alguma lesão ou incapacidade física comunique ao professor, antes de iniciar o treino.
- Cuide da sua higiene: o Keikogi deve estar sempre limpo e lavado e as unhas bem aparadas, para evitar ferir um companheiro.
- Remova toda e qualquer jóia, aliança, relógio, corrente ou qualquer acessório que prejudique seu treino e dos seus parceiros. Cabelos compridos devem ser presos com elástico e não com presilha.
- É proibido fumar ou fazer uso de bebida alcoólica em todas as dependências do Dōjō inclusive vestiário e banheiro, assim como chegar embriagado para o treino.
- O Dōjō é de responsabilidade de todos que usam seu espaço. Mantenha a mensalidade em dia, pois ela que mantém as despesas do local e dá à você a oportunidade de mostrar um pouco de gratidão pelas lições recebidas.
- Sinta-se em casa para dar informações a visitantes, arrumar o que estiver desarrumado, limpar o que estiver sujo.
- Se precisar ausentar-se por algum tempo dos treinos por viagens ou doença avise o professor.
- Ao entrar ou sair do Tatami faça sempre reverência.
- Não pise calçado no Tatami.
- Não ande descalço fora do Tatami.
- Não entre no Tatami comendo ou até mesmo mastigando chiclete.
- Evite atraso, se por motivo de força maior chegar com a aula já iniciada, entre no Tatami discretamente, pedindo licença ao professor, faça uma reverência ao professor e se adapte ao ritmo dos exercícios, evitando que seu atraso prejudique o treino.
- Não abandone o Tatami durante a aula. Se você precisar sair temporariamente do Tatami, peça autorização; deve-se pedir autorização até mesmo para usar o banheiro ou tomar água.
- Ao entrar no Tatami, esvazie a mente dos problemas diários e foque no treinamento, não leve problemas pessoais para dentro do Tatami.
- Evite conflitos de ego no Tatami. O Tatami não é um ringue de competição de vaidade. Você deve treinar para dominar seus próprios instintos agressivos.
- Treine exatamente como orientado pelo professor.
- Jamais deve-se contra-argumentar com o professor, não há lugar para discussões em um Tatami.
- Respeite o Mestre ou professor e seus ensinamentos da forma como forem transmitidos pelo professor. Nunca argumente com o professor, mesmo que outro instrutor tenha dito algo diferente. Existem várias formas de se executar as técnicas e você deve seguir cada instrutor, em cada aula, no melhor de sua capacidade.
- Quando o professor demonstrar uma técnica, preste atenção e faça perguntas na hora apropriada.
- Não deixe de fazer nenhuma técnica (a não ser que esteja machucado).
- Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverencia e agradeça seu parceiro.
- Não recuse a treinar com nenhum parceiro.
- Respeite os mais graduados. Evite discutir sobre a técnica.
- Respeite os menos graduados. Não inviabilize sua prática.
- Os mais graduados devem, por sua vez, quando treinar com os menos graduados, devem conduzir o movimento. Em caso de dúvida, nunca devem corrigí-los ou instruí-los, a menos que tenha autorização, isso cabe ao professor.
- Nunca pense que estará atrapalhando alguém por não saber executar algum movimento, todos estão aprendendo, uns ajudando aos outros.
- Esteja consciente do que ocorre ao seu redor. Dose a intensidade dos movimentos principalmente com os menos graduados. Tenha responsabilidade sobre você mesmo e seu companheiro de treino.
- Treine com firmeza e energia, mas sempre respeitando a integridade física do colega. Durante as aulas há sempre pessoas de diferentes sexos, idades, capacidade física, habilidades e possibilidades diferentes. Tenha consciência de suas limitações. Cada indivíduo tem suas razões para estar no Tatami. Respeite a todos.
- As metas de treinamento de cada parceiro devem ser levadas em consideração.
- Procure participar dos eventos: Seminários, demonstrações, palestras, limpezas gerais, comemorações, etc. A sua evolução no Ninjutsu está inteiramente vinculada a presença nesses eventos.
- O Ninjutsu é um meio para o desenvolvimento pessoal, para o treinamento do corpo, mente e espírito. Respeito, sinceridade, humildade, cooperação, harmonia e boa vontade são condutas essenciais aos praticantes desta Arte.