O exame consiste em estar ajoelhado (Seiza) com os olhos fechados; por trás do estudante se encontra Hatsumi Sensei de pé, com uma espada de bambu no alto e seus olhos também fechados. Fazendo desaparecer seu sentido de presença, conecta seu estado espiritual em uma posição com as mãos chamada In. Logo baixa a espada velozmente sobre a cabeça do estudante e este deve evitar o ataque, desviando seu corpo. Evitar o golpe é a única forma de passar nesta prova. Só é possível fora da percepção de nossos 5 sentidos, sem nenhuma perturbação na mente. Unicamente a intuição do ataque em um estado tranquilo.O sentido desta prova é o despertar em si o 6º sentido, já que com a prática do Budō Taijutsu vai se desenvolvendo certas sensibilidades que nos possibilitam de poder captar coisas como esta prova. A prova é uma espécie de iniciação, a qual nos leva a despertar este sentido, graças a ajuda de quem a realiza e da prática constante.
Antigamente, este tipo de prova era feita com espadas de verdade. Na atualidade se faz com um Fukurō Shinai, que consiste de uma espada de bambu forrada com couro. De acordo com Masaaki Hatsumi Sensei, o importante não é com o que se realiza a prova e sim a força da intensão que tem a prova por si mesma.
Entendo que, para chegar a isto, deve existir uma grande abertura em nosso ser, de tal maneira que possamos nos retirar de tudo o que é tangível, para que entre em nós algo intangível; Shinden Gokui.
Nas Artes Marciais, se existir uma forma estruturada, a abertura não será total. Se há alguma condição, algum desejo ou apego somente à forma, a abertura não pode ser total.
Nenhuma parte do estudante que busca passar o Sakki Test ou prova de 5º Dan, deveria estar fechada.
O estudante deve permanecer sem o desejo de passar na prova, porque se não, este mesmo desejo será o que invadirá sua mente com uma forma (Katá). Se o estudante não estiver completamente aberto e vazio de pensamentos, não terá nenhum sucesso especial, profundo e infinito; a intuição frente à espada que desce sobre a cabeça não será experimentada.
Estar preparado para o Godan Shinsa é uma experiência que se desenvolve através da prática constante, com a devoção necessária para entregar-se aos ensinamentos de Sōke e de todos os seus antecessores.
Quando um se senta na posição de Seiza, abaixo da espada do mestre, não deve existir nenhuma intensão, nenhum pensamento, somente a abertura necessária para que ocorra a conexão. Ali é onde reside também o Shinden Gokui, graças a ajuda de quem está atrás.
Se ouve centenas de experiências de quem passa o Sakki Test e se conectam com algo novo, com algo desconhecido, embora existam padrões parecidos em todos que vivem esta experiência, sempre há detalhes que que não deixam de ser pessoais para cada um.
Um dos detalhes é que Hatsumi Sensei muitas vezes disse para os que teriam que passar por esta prova, para não pensarem, relaxarem.
*Shinden Gokui: Técnicas Secretas de Transmissões Divinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário